segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O corte de cabelo da Pixie
A cantora inglesinha (taí um caso onde o diminutivo é fofo e bem-vindo) Pixie Lott é uma querida! Acho que nunca ouvi nenhuma música sua, mas ela me passa uma coisa boa, sei lá, sou dessas. Mas o que eu mais curto nela é o cabelo.

Ano passado já tinha feito um post sobre, na época ela tinha uma vasta cabeleira loira-lohan, o aspecto era meio sofriiido, mas ela sempre dava alguma bossa nele, criava um penteado ali, uma trança acolá. Mas não é que em julho desse ano ela cortou o cabelo?
Pixie picotou a cabeleira toda e o cabelo ficou num chanelzinho modernete. Quem pensa que seria o fim de bons penteados, super se engana. Três meses depois, Pixie continua out and about com seu cabelo sempre caprichado e, melhor, SUPER incentivador pra quem curte uma vibração revolucionária. Acho lindo lindo!
Na minha condição de mulher apegada às minhas madeixas, não sei se cortaria, mas bato palmas pra quem tem tamanha ousadia. Assim como aquele corte igualmente LINDO da Brooklyn Decker, Pixie mostra a força do “curto médio” e a gente só admira! Num verão, que em termos meteorológicos, promete, esse é a hora de cortar! Quem se anima?

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Maquiagem inspirada no Rock in Rio 2011

O tutorial de maquiagem de hoje é inspirado no Rock in Rio (Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985 e a edição 2011 começa amanhã dia 23/09/2011 aqui no Rio de Janeiro), já que quem gosta desse festival não pode abrir mão de ir com uma maquiagem bem marcante. “A Amanda do blog Talento da Gente”, fez uma maquiagem linda usando a paleta de 120 cores de sombras, o Lápis Jumbo da Nyx, rímel Clinique e você pode usar os produtos que preferir, aqueles que você tiver.

Tutorial de maquiagem - Drama Green
Achei que essa maquiagem é uma das mais lindas e tem tudo haver com o festival: Tem sombra preta, azul e vermelha e o risco do canto externo me fez lembrar a guitarra que está na marca Rock in Rio.
Tutorial de maquiagem - Drama Green

Tutorial de maquiagem - Drama Green
Vamos ao vídeo com o tutorial de maquiagem:

Essa maquiagem é muito chamativa, digamos que é até temática, mas você pode adaptar a algum evento que você queira, mesmo que você não vá ao Rock in Rio.
É uma maquiagem fácil de fazer, os produtos são fáceis de aplicar e você pode usar também os seus produtos e se preferir pode usar outras tonalidades.
O que você achou dessa maquiagem tão ousada?
Tutorial de maquiagem - Drama Green
Quero agradecer a “Amanda”, , que além de fofa é uma mulher tão linda, por ter feito tantos tutoriais lindos aqui para o Blog Like a Make.
Tenho certeza que esse será mais um tutorial de maquiagem que vai fazer muito sucesso.
Ah! Quem for ao Rock in Rio depois me conta como foram os shows, tá?
Beijos e até o próximo post
Marilene Sales
Tutorial de maquiagem - Drama Green

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fotos aleatórias de Londres!
Lembram quando fui da última vez pra Nova York e fiz um post aleatório cheio de fotos que me inspiravam naquele momento? Pois bem, como vocês curtiram na época, acho que Londres também merece sua galeria de fotos.
E como o Instagram é febre da nação e por lá postei vários momentos da viagem, daí muitas leitoras pediram dicas, ficaram curiosas com algumas compras, resolvi fazer um primeiro aperitivo! Quando chegar vou fazer posts mais completo da viagem, mas olha o primeiro sneak peek!
Não comprei muita maquiagem, até porque ando muito ligada em validade + durabilidade, mas fui na Benefit e comprei alguns produtos que certamente virarão post! Esse colar da Topshop já é meu amor eterno,  pra quem tem medo de baratas e besouros e tem alergia a insetos em geral, é super instigante. O scarpin é muito it, lindo e baratinho!
Estou APAIXONADA pelas velas da Diptyque, comprei essa de Mimosa (a bebida) e uma de Violeta, ela “funciona” sem mesmo estar acesa! A clutch é um clichê londrino, mas totalmente adorável, da Accessorize. E as tais Satchels bags e suas versões genéricas estão por todo o lado!
Mas como viemos pra produzir conteúdo, a Sommerset House, sede da LFW, foi nossa casa pra observar moda e assistir a alguns desfiles, arquitetura linda, cenário fashionista. Já a foto da minha mala semi-bagunçada é by de Helô Gomes, que assim como eu e todas meninas, fomos todas paramentadas de mala Le Postiche.
E por final e mais importante, muito bacana poder conviver mais com pessoas que tanto admiramos virtualmente. Acompanhar os posts, pensar pautas em conjunto, sugerir temas, questionamentos e discussões. A viagem dura uma semana, mas o conteúdo é extenso e promete ir além!
Agora lá no #Decorismo tem mais fotos aleatórias de coisas decorativas e arquitetônicas! E no Facebook do blog tem algumas outras fotos do povo na London Fashion Week!
Live de Gossip Girl!
 
Vocês sabem que é hoje, aka, daqui 5 minutos que começa a nova temporada de Gossip Girl! Todas comemoramos, nos abraçemos e etc! E como todo mundo sofre de ansiedade Chuck Bassiriana, que tal assistirmos ao vivo, assim, grudadjinhas? A gente até pode fazer um chatline pra falar sobre coisas do episódio, quem sabe?!
Mas como esse é um post experimental, sem fins científicos, pode dar certo, ou não. Esse link já é meio naturalmente letinho, eles até sugerem abrir pelo Explorer e ficar bem calminha sem trocentas páginas abertas e caso dê erro, atualize o link. E como meu servidor não é dos mais católicos, vamos ver no que vai dar! Caso dê errado, depois a gente volta aqui e conversa!
UPDATE: UHUL! A idéia de passar o episódio live por aqui deu super certo, pois nada de fiquer propagando links aleatórios, bom mesmo é assistir por aqui, no aconchego do nosso lar. Lembrando que somos contra a pirataria e amanhã vamos comprar todos os boxes do seriado, capas da Blake Lively, cds da Leighton Meester e posters 1:1 do Chuck Bass, tudo pra manter a indústria GG alive, porque queremos uma sexta, sétima temporada.
Mas já que deu super certo, acho que essa pode ser nossa rotina semanal, que tal? Toda segunda às 21h daqui (o que pode variar com horários de verão daqui e de lá), o embed live do seriado, no mesmo bat local e depois a gente faz comentários e spoilers *devidamente avisados* dos próximos episódios! Combinado!?
UPDATE2: Pra quem não conseguiu acompanhar ao live, ou pra quem quer assistir em alta e com calma e depois com legenda, o GGDownloads tem tudo! Hoje entra o sem legenda e quarta com, vale acompanhar do 1×01 ao mais recente, sempre recomendo!
Enquanto isso, gostaram desse? Confesso que não consegui prestar muita atenção huhu, mas acho que promete! Só no aguardo do príncipe coxinha ser limado da serie!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Penteados para casamentos | Cabelos compridos

O cabelo comprido oferece muitas possibilidades para mudar o visual na hora de pentear para festa. Você pode usá-lo solto, preso em um coque, ou semi preso com mechas soltas para dar charme ao rosto.
Se quiser um look impecável e bem elegante, pode fazer baby liss com as pontas levemente enroladas e prender deixando volume na parte superior da cabeça. Um penteado ideal para rostos arredondados
.

Os penteados com tranças são uma boa opção para quem tem cabelos longos, dão um toque retrô, super-feminino.

Também pode optar pelas ondas suaves ou o cabelo totalmente cacheado e deixar solto, prendendo a parte da frente com uma boa presilha, fivela ou flores, desse modo o rosto é valorizado.





Dicas para manter os cabelos penteados no dia-a-dia

penteado-dia-a-dia
Muitas vezes não temos tempo suficiente no nosso dia-a-dia para nos dedicarmos a nós mesmas e acabamos por deixar os cabelos de lado e para que você não fique mal de visual siga algumas dicas importantes para domar seus cabelos só no truque e até fazendo penteados.
Cachos modelados

Passe uma quantidade de creme suficiente para modelar cachos nos fios ensopados, incline a cabeça para o lado, coloque uma toalha na ponta e amasse-os bem, de cima para baixo, repetidas vezes. Esse movimento vai absorver o excesso de umidade e modelar os fios.
Clássico

O original chanel assimétrico é ideal para um visual que garante versatilidade na hora de compor o visual, o penteado fica impecável, aplicando pomada seca somente nas pontas, empurre os fios para trás com os dedos, e deixe secar naturalmente.
Cachos perfeitos

Cabelos cacheadas o ideal é um corte em que a franja e todo o barrado do cabelo sejam desbastados, para retirar seu excesso. Realce o penteado, com um leave-in suave no comprimento e nas pontas e seque com difusor.
Ondulado sem babyliss

Um truque para aquelas que não tem tempo para um salão lave e seque os cabelos, torça todo o comprimento e prenda como em um coque. Deixe por algumas horas. Quando for sair é só soltá-lo. As mechas ficam lindas, bem definidas.
Escova conservada

Para você conservar a sua escova não fique mexendo nos cabelos. A umidade natural das mãos acaba com o efeito, provoca oleosidade. Na hora do banho, nada de prender e colocar uma touca de plástico. Ela acaba com o brushing. O ideal é envolver a cabeça em uma toalha para proteger a cabeleira do vapor quente.
Curtinhos domados

Os curtos são fáceis de ficarem no lugar serem domados por isso de uma ajuda extra usando mousse, spray e boa pomada. Eles são ótimos para conservar o penteado.
Presilhas, elásticos e afins

Os acessórios para os cabelos devem estar sempre a mão pois muitas vezes é necessário o seu uso para seus cabelos ficarem sempre arrumados. Mas não torne um uso diário não a nada pior que uma mulher todos os dias com os cabelos sempre amarrados.
Despenteada
Algumas mulheres temem a hora do acordar por isso use uns truques que você fica com os cabelos como se tivesse acabado de sair de um salão, torça bem o cabelo e faça um coque antes de dormir, ou faça a conhecida touca que também ajuda a não ficar com os fios armados.
Fios perfumados

Para não correr o risco de ser pega de surpresa com um convite e seus cabelos estarem cheirando a fumaça de cigarro ou poluição, os sprays de brilho impermeabilizante de odores. O produto deve ser aplicados antes de você sair de casa, porque forma uma película protetora sobre a fibra capilar e evita que os cheiros se fixem no interior do fio.
Brilho

Use pelo menos uma vez por semana, no último enxágüe da lavagem dos fios, água-de-coco. O efeito é maravilhoso podendo ser usado em cabelos coloridos e ressecados.
Sem frizz

Dome os fios com frizz com a pomada. Coloque-o uma pequena quantidade na palma da mão, esfregue para esquentar e espalhe pelo cabelo já seco, principalmente nas partes da cabeça onde costumam armar.
Oleosidade

Para tirar a oleosidade dos cabelos nada melhor que lavar com água morna. A água gelada, acaba estimulando as glândulas sebáceas, causando excesso de sebo. Se for muito quente, retira a oleosidade e resseca os fios.
Volume

Um creme para pentear depois do condicionador ajuda a deixar os fios mais disciplinados. Agora, se o cabelo é liso e com muito volume, esfregue uma pequena quantidade de cera nas mãos e espalhe nos fios, controla o volume e disciplina o frizz.
Hidratação

Os cabelos devem ser hidratados uma vez por semana você fazer o processo com receitas caseiras ou estar utilizando um creme de boa qualidade encontrado facilmente em lojas especializadas, e fazer uma cauterização uma vez por mês o ideal é fazer este procedimento em um salão ou com um profissional.
Ponta dupla

As terríveis pontas duplas de um cabelo você só consegue eliminar com um bom corte no cabelo. Mas para prevenir as pontas duplas, óleo siliconizado use só nas pontas.

Básicas com camisetas bacanas
Gatinhas de cinza, da esquerda para a direita: Beyoncé com modelo largo e de ombro caído, combinado com um microshort jeans; Carmen Electra corta a gola da sua camiseta e combina a peça com um colete de couro, estilo rocker; e modelo cinza mescla de Lindsay Lohan, usada com calça de couro e luva com os dedinhos cortados

A modelo Agyness Dyen é a rainha das camisetas: ela sempre prefere modelos com estampas

Natalie Portman também é adepta ao estilo!
Short JeansBermuda Jeans
Quem disse que as mulheres não podiam usar calças jeans mais curtas e magras? Isso pode ter sido a norma para anos atrás, mas agora há maneiras que as mulheres podem se vestir petite jeans skinny e olhar espetacular. Formas é que elas tornaram possível para as mulheres de todas as formas e tamanho de seus jeans desfrutar. Portanto, para cada mulher que é curto, é importante tomar algumas dicas sobre o que fazer eo que não é a escolha do jeans apertado.
Ao escolher jeans para mulheres resumo, você precisa conhecer a sua silhueta deve ser proporcional em todos os momentos. O que isto significa é que você não quer se tornar uma parte do seu corpo parecer maior do que o outro. A melhor maneira de manter o seu corpo é proporcional se o jeans é a mesma cor de sua camisa. Seria sensato para evitar misturar cores diferentes e cores que só pode servir para obscurecer sua aparência mais elegante amado. Que este é um truque que você pode usar para adicionar algumas polegadas a sua estátua de curto prazo.
Para jeans skinny, seria muito bom se você aprender a usar listras e padrões. Longe vão os dias em que as mulheres não usam padrões no curto e fez parecer ainda maior do que seu tamanho real. Agora você pode começar jeans com materiais impressos e padrões. O que ter em mente é a utilização de linhas que está verificando a direção das listras. Listras verticais são as melhores opções para ir para o topo, é se você tem um corpo maior. O que ele faz é para fazer você olhar um pouco mais fino e mais alto, ao mesmo tempo.
jeans skinny para mulheres curto para fazer melhor com saltos altos. Para alcançar este olhar mais alto Se você investir em sapatos de salto alto que são como você pode ser confortável. Para aqueles que têm um problema com saltos altos, poderia usar saltos de cunha são muito altos, mas confortável para andar dentro Skinny jeans não vão bem com sapatos baixos e estes sapatos devem ser evitados a todo custo Estes jeans Usando .
O comprimento da calça jeans também importa muito. Que para criar a ilusão da altura de todos os jeans skinny para mulheres de curta duração deve ser capaz de cobrir os sapatos. Ou seja, a borda deve cobrir a maior parte do sapato, mas não uma necessidade de tocar o chão. Isto significa que os vaqueiros estão acima de seu sapato e shorts jeans qualquer outra deve ser evitado.
A idéia de que grandes calça jeans curto para uma mulher para ver maior tudo uma mentira. A introdução de jeans para mulher permitiu que muitas mulheres usam jeans justo que forma alongada e sentir. É por isso que calça jeans mulher petite pode agora começar você se encaixa e obter o efeito você longing para parecer mais alto do que realmente são.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O vestido de casamento certo!(?)



Desde o início do planejamento do casamento, o vestido nunca foi meu foco. Como disse em outro post, estava curtindo mais a parte de decoração, que era o que mais me encantava. O vestido era algo que não queria ver muito, pois já tinha ‘um’ em mente. E minha viagem à Nova York foi justamente pra conhecê-lo ao vivo.
Chegado o grande dia, nem imaginei que ele seria tão grande. Nem reparei na lingerie usada, pois acredite, ela é muito importante. Chegando no local X, na hora de experimentar, numa sala linda, imponente, cheia de outros vestidos lindos e off-white, dei de cara com o vestido…irreconhecível. Pausa dramática. Não era o que eu imaginava (até porque a modelo de 45kg e 1,82m é uma e eu, well, outra).
brancos
Experimentei (É um acontecimento entrar num vestido de noiva, tem palco e tudo). Como minha mãe apelidou, é um vestido repolhudo demais! Não me senti eu (não curto coisas repolhudas e babadentas, mas um vestido de noiva ‘teria-que-ser assim’. Crise de identidade detected). Me decepcionei. Aquém das expectativas, sabe? Seis meses sonhando pra eu…ACORDAR.
Vestido de noiva engana mais que foto do chat do uol e perfil do orkut juntas, definitivamente não é o que parece. Mas como saber qual é o vestido certo? São tantos vestidos lindos, mas qual é o ideal? Ok, nossos olhos brilham, mas eles podem brilhar por vários, podem brilhar hoje, mas e no grande dia?
Depois do drama do primeiro, fui pra um segundo, curti, mas ainda faltava algo. Experimentei um terceiro, AMEI. O engraçado, diria curioso, diria assustador, ele é to-tal-men-te diferente do que imaginei usar, mas incrivelmente lindo. Infelizmente não poderei ficar dando detalhes do vestido hoho, até porque o Rodrigo lê esse blog (#not).
Amei, ok, MAS JÁ? É ESSE o vestido que vou usar no dia do meu casamento? Como boa taurina, estou ansiosa, nervosa e bem dramática (como você pode notar pelo tom do meu teclar). Ainda não rolou o clique, estou apaixonada, mas não afeiçoada, entende?
O vestido em si me deixou muito reflexiva. Engraçado, pois fui tão tranquila, tão certeira, que saí cheia de pontos de interrogação. Agora o hilário, é que a vendedora – uma fofa – já foi trazendo a maquininha do Visa Electron (#lol), daí eu falei “tô só dando uma olhadinha” (outro lol). Mas juro que não entendi porque ela achou simples assim, seria de fato tão fácil assim?
Calma amiga, preciso pensar, preciso refletir e minha mãe é uma só pra eu fazer 32846819 perguntas em 1 minuto: O vestido é memorável? O vestido é clássico? O vestido é impressionante? O vestido fotografa bem? O vestido é inesquecível? E o principal, o vestido é a minha cara? Que responsabilidade.
Vocês podem falar, “ah, você não experimentou O vestido certo”. Como boa pentelha, vi muito vestido cafona, exagerado, simples, previsível, déjà vu. Mas sabe quando você vê uma roupa, volta pra casa e fica pensando nela, e no dia seguinte volta pra comprar? Acho que com o vestido de noiva será simples assim, pode ser amor à primeira vista, mas o normal é se apaixonar aos poucos.
Pra ler e assistir Carrie Bradshaw brincando – e posando – de noiva!
Acredito que toda noiva passa por isso, mas são essas delícias que fazem dos preparativos um momento inesquecível!
Estudando moda em NY
 
Quem acompanha o blog há pouco tempo (por onde você andou?!), talvez não saiba que em 2009 vivi uma das experiências mais bacanas da minha vida. Morar em Nova York por 5 meses era um sonho de garota, ok que o foco era fazer compras estudar arquitetura, mas daí chegou a moda e meu destino final foi estudar no Fashion Institute of Technology, a famosa FIT.
Desde que estudei lá e, obviamente, compartilhei tudo por aqui, respondo muitos emails sobre o tema. Tentar desmitificar um bicho de 7 cabeças e esclarecer algumas dúvidas, daí com isso não há nada mais gratificante que receber emails de meninas que foram pra lá estudar graças às dicas do blog (esse post aqui super ajuda).
Agora se estudar na cidade requer um certo investimento, agora imagina ganhar uma bolsa de estudos de 3 meses na Parsons, a principal faculdade da cidade e cenário do Project Runway? A Parsons é concorridíssima e impossível conseguir vaga para seus cursos e graduações, agora conseguir isso tudo e ainda de graça, incrível, né?!
Bom, contei o milagre, agora o santo atende por nome de Carmen Steffens, que acabou de criar seu o primeiro curso de estilismo e em grande estilo. Além da bolsa de estudos eles ainda premiarão com um mês de estágio na marca e o sapato vencedor será comercializado nas 200 lojas da CS pelo mundo.
Pra participar, tem que ter um envolvimento com moda e logicamente ser muito criativo! No site deles tem todas as informações necessárias. Concurso prato cheio para os leitores do blog que estudam moda (ou não, pois não há essa obrigatoriedade) e amam NY, unindo o útil ao agradável! E pra completar, Lorenzo Martone é o embaixador do concurso e conta mais detalhes nesse vídeo:

No site deles tem mais informações e a ficha de cadastro. E se alguém tiver mais dúvidas, pode mandar email pra concursodeestilismo@carmensteffens.com.br. Boa sorte e quero ver um leitor do blog em NY, tudo a ver!
D&G – Milão primavera-verão 2012
Márcio Madeira/First View
>
 
D&G desfilou hoje a coleção que põe um ponto final em sua história. Foi através de um comunicado oficial que a Dolce & Gabbana anunciou o fim de sua 2ª etiqueta, declarando que a partir de agora as subcoleções serão incorporadas à marca-mãe. A atitude é a alternativa encontrada por Domenico e Stefano pra dedicarem mais tempo e energia às coleções da Dolce, num caminho que tem tudo a ver com a discussão que surgiu pós-escândalo John Galliano, sobre a grande pressão em cima dos estilistas pra criarem muitas coleções, pra muitas subdivisões, em pouco tempo.
E nessa despedida com um desfile de primavera-verão 2012 é impossível não pensar naVersace antes mesmo de entrar qualquer modelo na passarela. É que a marca fundada por Gianni tem tudo a ver com as estampas-lenço que a D&G levou à exaustão nesta última coleção, inclusive em seu cenário. Arabescos em vestidos, bermudas, camisas, shorts e nos acessórios como cintos e sandálias. A pegada é a mesma da coleção masculina da marca, também desfilada em Milão.
Leighton de Burberry!
 
Na minha rotina de blogueira, até mesmo por gostar de falar de celebridades (e sei que são os posts que vocês mais curtem), durante o dia fico sempre ligada pra saber evento x, acontecimento y, pra não perder o timming da notícia, daí sempre que meu radar sensitivo apita, vira post!
Nessa última semana andei bem ausente – por conta da viagem – de saber dos babados, confusões and gritaria dos famuósos, mas vi um look da Leighton Meester e não resisti!
Como sei que muitas meninas reclamam lamentam que tenho um protecionismo quase maternal com Miss Lively, olha Leighton aí pra, além de tudo, avisar que faltam QUATRO DIAS, pra Gossip Girl voltar e descobrirmos PORQUE ela está com essa franjinha esconde-espinha da 5a série. Mas eu já respondo, é pra algum filme que ela está fazendo, ok, tudo pela sétima arte. A franja fica simpática na Leighton, mas não combina com a Blair, eles mesmos estão escondendo nas gravações.
E o que eu mais gostei do look foi que eu vi esse sapato ao vivo e a cores no showroom da Burberry, pois não basta ir de standing no desfile, tem que visitar o showroom, chique, né? Conforme aquele post da cartela de cores, o sapato segue o mesmo caminho e super me lembra um colar bem anos 2000 que vendia na feirinha de Cabo Frio, mas antes de Christopher Bailey (estilista da marca) se revire no túmulo, é um sapato lindo, bem étnico e a cara do Brasil, só não me venham – marcas – com inspireds miçanguentos, grata.
E agora se você não me acompanha no Twitter (Porquê?), não deve ter visto uma foto que eu postei FOFA até dizer chega da Blair de boné! Taí, Blair e boné são duas palavras que não imaginaríamos na mesma sentença, mas Eric Daman foi lá e fez! E coincidentemente, no mesmo desfile da Burberry tinham bonés very fashionistas, que segundo o Modices, é o próximo it.
Eu acho que o look boné + apito, baseado nessa última foto, é a Blair treinando suas madrinhas (Cadê Serena?) pro possível casamento dela. Imagina se essa moda pega, hein? Fica a dica! Agora nos restar esperar e imaginar a tal cena, alguma sugestão de roteiro?

                 Viagem a Buenos Aires

Real em alta, peso em baixa em relação ao dólar. O resultado desta equação em Buenos Aires pode ser visto nas ruas: a cidade está tomada pelos brasileiros. Serão 80 mil turistas visitando a capital argentina até o final deste ano.

Nos pontos mais turísticos da cidade o português é quase a língua oficial. E os preços aparecem em pesos e também em reais. Veja no vídeo ao lado o relato de turistas brasileiros em Buenos Aires.

Se você também está planejando sua viagem a Buenos Aires veja aqui as dicas do jornalista Fabio Schivartche, enviado especial do G1. Ele passou oito dias na cidade para cobrir a eleição presidencial -na qual a primeira-dama Cristina Kirchner saiu-se vitoriosa- e manteve um diário no qual publicou suas fotos e relatou suas dicas e impressões sobre a capital argentina.


Plaza de Mayo e Casa Rosada
Este é um passeio imperdível: a Casa Rosada é a sede do Poder Executivo na Argentina e protagonista de sua história. Foi de sua varanda que Evita e o general Juan Domingo Perón fizeram seus famosos discursos públicos à nação.

Foto: Fabio Schivartche/G1
Vista da Casa Rosada, em Buenos Aires (Foto: Fabio Schivartche/G1)
De lá também os militares comandaram os atos de tortura que levaram milhares à morte no final dos anos 70. Nos anos 80 os ares da democracia tomaram a praça em forma de manifestações.

A Casa Rosada é um palácio construído há quase 150 anos e fica na arborizada Plaza de Mayo, no coração da cidade. Passe ao menos uma hora na praça, compre uma bandeirinha do Boca Juniors ou do River Plate dos ambulantes e relaxe sob o sol austral na frente da refrescante fonte.




Obelisco
O Obelisco da avenida 9 de Julio será presença constante em sua viagem a Buenos Aires. Vira-e-mexe você vai esbarrar nele -ou pelo menos em sua majestosa sombra. Orgulho dos portenhos, ele foi construído em 1936, no 400º aniversário da chegada dos espanhóis.

Foto: Fabio Schivartche/G1
Construído em 1936, o Obelisco fica na Avenida 9 de Julio (Foto: Fabio Schivartche/G1)
E hoje é talvez a construção mais conhecida e fotografada da capital argentina.





San Telmo
O bairro de San Telmo é um dos mais boêmios e artísticos da cidade.

A Plaza Dorrego, um centrinho informal da região, lota aos finais de semana, atraindo centenas de turistas para sua feirinha de artesanato. Escolha um bar ou restaurante de sua preferência ao redor da praça e relaxe.


Foto: Fabio Schivartche/G1
Com menos de dois metros de largura, a casa Mínima é uma das atrações do bairro. Para quem quer passear na pracinha e ver um show de tango ao ar livre. Para quem prefere sair um pouco da rota turística.

Quem gosta de caminhar verá que o bairro é cheio de antiquários e lojinhas simpáticas.

A poucas quadras da Plaza Dorrego está a Casa Mínima, com menos de dois metros de largura, talvez a mais fina de toda a cidade.


La Boca
O bairro se transformou no símbolo de Buenos Aires por causa de uma rua: el Caminito, uma viela com casas feitas de coloridas placas metálicas. Provavelmente você já viu inúmeras fotos dessa região.

E provavelmente você também gravará as suas recordações, espremido entre dezenas de turistas orientais com câmeras de vídeo, sósias de Maradona se oferecendo para fotos por uma módica quantia (que pode variar de 20 a 100 pesos) e argentinos tentando vender alguma bugiganga.

Recoleta É o bairro dos portenhos ricos. E justamente por isso tem jardins muito bem cuidados, cafés e bares supercharmosos e -acredite- um cemitério que vale a pena conhecer.

Foto: Fabio Schivartche/G1
Puerto Madero
Com seus restaurantes refinados e uma arquitetura peculiar, Puerto Madero é hoje em dia um dos bairros mais interessantes de Buenos Aires.

Uma boa opção para passeio para o dia é caminhar pelas margens do rio represado e atravessar a Puente de La Mujer, obra do consagrado arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

De noite, escolha um entre os dezenas de restaurantes que abriram no lugar dos antigos galpões abandonados -e bom apetite.


Palermo Viejo É uma das regiões mais descoladas de Buenos Aires. De dia, inúmeras lojas oferecem produtos da moda e apresentam o que vai ser a moda daqui a uns meses ou anos -é o paraíso dos fashionistas portenhos.

Foto: Fabio Schivartche/G1
Bares no bairro de Palermo Viejo. De noite, é “o lugar” para cair na balada, jantar com a família ou apenas tomar uma cerveja com os amigos num charmoso barzinho de esquina.

Teatro Colón A poucos meses de celebrar seu centenário, o Teatro Colón é o maior do país e o segundo maior do hemisfério sul (sua capacidade para 2,5 mil pessoas só perde para a Ópera de Sydney, na Austrália). É para lá que os portenhos vão para ouvir música clássica de qualidade ou ver um balé de nível internacional.

 
Malba O Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires -conhecido como Malba - reúne uma das melhores coleções de arte do continente. Está lá, por exemplo, o "Abaporu", pintado pela brasileira Tarsila do Amaral em 1928. Há também obras do duo mexicano Diego Rivera e Frida Kahlo. Imperdível!

 
  Onde comer
Este miniguia de Buenos Aires não tem a pretensão de abranger toda a cidade, nem todos os bons restaurantes. São apenas dicas que podem servir para sua iniciação gastronômica na capital argentina.

Positano, jantar com ópera
Se você não reservou seu ingresso para ver uma ópera no Teatro Colón, ainda dá tempo de curtir um pouquinho do sabor lírico de Buenos Aires.

O restaurante "Positano" tem um comida razoável. Mas o grande destaque do cardápio (que custa 100 pesos e inclui vinho à vontade) é o show que acompanha a refeição (veja trechos no vídeo ao lado).

Entre os cantores podem estar alguns dos artistas do Colón, fazendo um " bico" noturno e encantando os clientes -que ficam literalmente de boca aberta com a potência vocal dos músicos.


Como chegar: o restaurante Positano fica na Av. Olleros, 1.760, em Las Cañitas, no refinado bairro de Belgrano. Tel: 4772 7539. O preço é salgado, 100 pesos. E é necessário reservar com antecedência.


As carnes argentinas Você sabe a diferença entre um bife de chorizo e um lomo? Se a resposta for não, é melhor você   consultar o dicionário das carnes argentinas antes de embarcar para Buenos Aires, o paraíso dos carnívoros.

Foto: Fabio Schivartche/G1
Homem prepara uma tradicional carne argentina .Buenos Aires reúne centenas de bons restaurantes para comer carne. Indico dois, não apenas pela qualidade da comida e pelo preço honesto, mas também porque são freqüentados por portenhos que conhecem do riscado.

Um deles é o “La Cabrera Norte”, no bairro de Palermo Viejo. Aqui, um casal vai gastar o equivalente a R$ 80 para um jantar acompanhado de um bom vinho. A carne é muito saborosa e vem servida com vários acompanhamentos (algo raro na capital argentina).

Como chegar: o restaurante “La Cabrera Norte” fica na calle Cabrera, 5.127. (Tel: 4832 5754).


A outra dica é o restaurante "Parilla 1880", no bairro de San Telmo. O lugar é muito simpático e fica na frente de uma grande praça, perfeita para uma leve caminhada na medida para abrir o apetite.

Quando for comer, escolha uma das mesas perto da janela para ver o vai-e-vem dos portenhos enquanto você toma uma cerveja Quilmes e se delicia com os aperitivos e cortes diferentes que o cozinheiro oferece.

Como chegar: o restaurante Parilla 1880 fica na calle Defensa, 1.665, em San Telmo

Natureba legal O restaurante "Natural Deli", em Belgrano (um bairro refinado da cidade), é bacana e tem um cardápio surpreendente.

Foto: Fabio Schivartche/G1
Entrada do restaurante Natural Deli, em Belgrano. Lá, você encontra cerveja artesanal com sabor de fruta e até um sanduíche de filé mignon.

Como chegar: o restaurante Natural Deli fica na calle Gorostiaga, 1.776. (Tel: 4777 0372)

 
Padaria alemã 
Foi caminhando pela cidade de Buenos Aires que descobri uma das heranças dos imigrantes alemães: a rede de padarias "Hausbrot", que tem 12 lojas espalhadas por Buenos Aires.

Eles têm uma oferta inacreditável de pães caseiros -você encontrará um que combina perfeitamente com o vinho que guardou para tomar no quarto de hotel. Experimente o bolo tipo frapê com pedaços de chocolate e os pães cheios de grãos.


Mc Donald´s kosher
Para os judeus religiosos, essa é uma dica útil. Para a maioria dos internautas, uma curiosidade. O Mc Donald´s de Buenos Aires tem a única loja kosher (cuja comida é feita de acordo com os preceitos judaicos) da América Latina.

Foto: Fabio Schivartche/G1
Frente do Mc Kosher, em Buenos Aires .Os sanduíches não têm queijo, porque não se pode misturar derivados de carne com derivados de leite. Tampouco há carne de porco no cardápio. Outra diferença: a loja não abre aos sábados, um dos dias de maior movimento no shopping. É que esse dia é o shabat, o dia de descanso dos judeus na semana.

Como chegar: O Mc Donald’s kosher fica no shopping Abasto, na avenida Corrientes, 3.247.


 
  Os cafés
Passar algumas horas num charmoso café de Buenos Aires, batendo papo com amigos ou lendo um bom livro, ajuda a entender a alma portenha. Era o que faziam os escritores Julio Cortázar e Jorge Luis Borges, dois gênios da literatura mundial. O G1 lista abaixo duas dicas.

Foto: Fabio Schivartche/G1
Entrada do Café Tortoni, um dos mais tradicionais da cidade .
CafeTortoni Construído em 1858, é o salão de café mais conhecido da cidade. Tem ambientes exclusivos para reuniões privadas e uma comida gostosa. Já virou um marco de Buenos Aires.


Como chegar: o Café Tortoni fica na Av. de Mayo, 829, no Microcentro, e está aberto das 8h da manhã às 3 da madrugada, todos os dias.


La Ideal
É a confeitaria onde foi filmado “Evita”, do cineasta Alan Parker. O imenso salão e as bolachinhas frescas atraem até moradores de bairros distantes.
Como chegar: A Confeiteria “La Ideal” fica na calle Suipacha, 384, no Microcentro.

 

  Compras
Com o peso desvalorizado em relação ao dólar, os preços na Argentina estão muito favoráveis aos brasileiros. Desta vez, vale a pena gastar. Mas faça suas compras com cautela e inteligência, pesquisando e comparando os preços em mais de uma loja.

Aproveite o tempo dedicado às compras para conhecer os bairros de Buenos Aires. E repare nos detalhes, como por exemplo nos sons dos músicos da calle Florida -veja no vídeo abaixo.

Calle Florida Um grande calçadão, a calle Florida é uma das principais ruas comerciais de Buenos Aires. Tem de tudo (de camisetas de times de futebol argentinos a livrarias gigantescas), para todos os bolsos.

As mulheres devem dar um pulo nas lojas de departamento, e conferir um pouco da moda local. Quem busca roupas e acessórios de couro encontrará na calle Florida uma enorme variedade.

Galerias Pacífico Fica num dos extremos da calle Florida. Reúne lojas mais sofisticadas -e com preços mais salgados. Mas de tantos brasileiros que passam por lá até os vendedores já falam um pouco de português.

Vinhos argentinos Pesquise bastante antes de comprar, pois é possível encontrar o mesmo produto com diferenças gritantes no preço. Uma boa dica é começar sua pesquisa (e talvez suas compras) em grandes adegas da cidade. Há boas opções na avenida de Mayo, na região central, e no bairro da Recoleta. Uma boa garrafa de Malbec (uma uva especialmente boa na Argentina) pode sair por R$ 20.

O duty free do aeroporto internacional de Buenos Aires tem boas ofertas das principais marcas. Mas não deixe para comprar suas garrafas no duty free de Cumbica, em São Paulo: a variedade é fraca e os preços não tão atrativos.

Onde trocar seu dinheiro Um dos melhores câmbios para trocar dólares por pesos é no Banco de La Nación Argentina. Há uma unidade no aeroporto internacional de Buenos Aires. Cuidado com as ofertas de câmbio feitas nas ruas, pois muitos falsários aproveitam para passar notas falsas.

 
  Transporte em Buenos Aires

Andar a pé
Essa é a melhor opção para se locomover pela capital argentina. A cidade é plana, não chove muito durante o ano e o passeio rende pequenas e saborosas descobertas pelas ruas de Buenos Aires.


Os táxis Andar de táxi em Buenos Aires é muito barato e você não terá de esperar mais do que alguns minutos (ou segundos, geralmente) para pegar um na rua.

Mas cuidado: em dias de chuva, pegue o primeiro táxi que aparecer na rua. Antes que seja tarde demais. Porque se a chuva começar, é quase impossível encontrar um táxi livre.